top of page

Grupo

Público·365 membros

Susanna Kanary
Susanna Kanary

Questões Legais e Éticas ao Baixar Conteúdo do Facebook

Tenho uma dúvida que sempre volta quando preciso salvar algum vídeo do Facebook. Às vezes são vídeos antigos de família, outras vezes algo que eu mesmo publiquei anos atrás e não quero perder. A questão é: até que ponto isso é realmente legal ou ético? Já ouvi gente dizendo que “se está público, pode baixar”, mas isso me soa simplista demais. Também fico pensando se usar ferramentas externas pode dar algum problema depois. Alguém aqui já pesquisou isso mais a fundo ou teve alguma experiência ruim ou boa relacionada a isso?

13 visualizações
Valensia Romand
Valensia Romand
12 de jan.

Carlos, essa é uma pergunta bem comum e confesso que também já me fiz isso várias vezes. Pelo que fui entendendo ao longo do tempo (e não como advogada, só como usuária mesmo), a linha é bem tênue. Baixar um vídeo que é seu ou de um familiar, para uso pessoal, normalmente não gera problema. O complicado começa quando o conteúdo é de outra pessoa e você reutiliza sem autorização, mesmo que seja só repostar em outro lugar.

Eu já usei ferramentas online quando precisei recuperar vídeos antigos e, por curiosidade, cheguei a testar o baixar vídeo do facebook pelo link

porque não exigia login nem nada estranho. Usei apenas para arquivos pessoais e fiquei tranquila quanto a isso. Acho que a ética entra muito mais na intenção do uso do que no ato técnico de baixar. Se é para guardar, estudar ou não perder um registro pessoal, ok. Se é para explorar ou repostar como se fosse seu, aí já acho bem problemático. Sempre tento me perguntar: “se fosse meu vídeo, eu me sentiria confortável com isso?”

membros

• Sasha Rebels
    Sasha Rebels
  • Aya Ch
    Aya Ch
  • Sanja Ovrilena
    Sanja Ovrilena
  • Wesley Taylor
    Wesley Taylor
  • New Star
    New Star

Seguir